
JOÃO DA CUNHA EMPIS
TRABALHO É TRABALHO…
Sou advogado desde 2017 e tenho atuado essencialmente na área do Direito Administrativo; desde a energia ao urbanismo, do contencioso administrativo à contratação pública e à regulação. Atuo igualmente no âmbito do Direito Imobiliário, do Direito Civil, do Contencioso Civil e no acompanhamento de private clients.
Ao longo destes últimos 10 anos, passei pelas equipas de Direito Público de várias sociedades de advogados que muito me ensinaram: da F. Castelo Branco & Associados (atualmente Eversheds Sutherland), onde realizei o estágio da Ordem dos Advogados, da Abreu Advogados e da Gama Glória.
Sou Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015) e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola de Lisboa (2022), com uma tese sobre a reposição do equilíbrio financeiro dos contratos públicos após a ocorrência de eventos de força maior. Também frequentei a Pós-Graduação em Direito da Energia na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola de Lisboa (2022).
Publiquei, com dois colegas, o primeiro livro escrito em Portugal sobre mobilidade elétrica. Falo português, inglês e castelhano.
Estou a frequentar o The NOMBA ("No MBA"), um programa informal lançado em Espanha que, à semelhança de um MBA, forma líderes, mas de forma diferenciada: através de disciplinas que despertam o potencial humano e que nos desafiam a viver com propósito e a deixar a nossa marca no mundo. O programa foca-se em áreas como filosofia, história, antropologia, transcendência, liderança e criatividade.
COGNAC É COGNAC…
Gosto muito de viajar. Roma é a minha cidade de eleição, onde descubro coisas novas sempre que lá vou.
Madrid é paragem obrigatória para uns dias com amigos.
A História de Portugal fascina-me. Sou um anglófilo confesso e consigo estar numa livraria sem dar pelas horas passar. Saint-Exupéry, G.K. Chesterton e C.S. Lewis estão entre os meus escritores de eleição; A Marcha de Radetzky, de Joseph Roth, é um livro marcante na minha vida, assim como o é a biografia do Rei Balduíno da Bélgica.
Gosto de concertos, do campo, da chuva e do frio. Vejo na Família o coração da sociedade e acredito na importância dos amigos e do tempo. Gosto de o ter e de o dar. Não gosto da pressa.
Gosto de estar à mesa, num almoço sem fim, e de ouvir histórias contadas por pessoas mais velhas. Sou membro da Associação dos Juristas Católicos.